Concluída que está a obra de construção desta Unidade de Cuidados Continuados, o desafio que se impõe é o de a colocar em pleno funcionamento, em articulação e com a celebração dos respetivos protocolos com a ARS e com a Segurança Social, sempre com a preocupação constante de garantir um serviço de qualidade e de referência nas áreas do domínio social e da saúde.
Os Cuidados Continuados Integrados são centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.
“As unidades de média duração e reabilitação constituem unidades de internamento, com espaço físico próprio, articuladas com o hospital de agudos para prestação de cuidados clínicos, de reabilitação e apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.” (art. 13º do DL n.º 101/2006, de 6 de Junho).
Pretende-se com esta Unidade responder às necessidades: estabilização clínica, avaliação e reabilitação integral da pessoa com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável e que não precisa de cuidados hospitalares agudos; Recuperação e/ou adaptação a uma incapacidade motora ou funcional, com o objetivo de uma integração dos utentes no seu meio de vida e em condições de maior autonomia possível, num trabalho conjunto com o doente e sua família sempre que possível.
São destinatários deste tipo de equipamentos doentes geralmente oriundos de instituições de saúde ou de solidariedade e segurança social ou, ainda, do domicílio, que careçam de cuidados integrados em regime de internamento, mas não de cuidados tecnologicamente diferenciados.
Esta Unidade, que dispõe de 30 camas, pretende disponibilizar um conjunto de serviços inexistentes no território e daí a importância de que se reveste este equipamento não só para o nosso concelho, como para a região, pois a carência deste tipo de resposta e de camas faz desta Unidade uma mais valia para a nossa região.