Cooperação:
A Basto Vida- Serviço de Ação Social e Cuidados de Saúde, CRL, foi reconhecida como Cooperativa de Solidariedade Social pela Direção-Geral da Segurança Social.
A Régie Cooperativa Basto Vida prossegue os objetivos previstos no artigo 1.º do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo equiparada a estas instituições, desde o dia 2 de Novembro de 2010.
A Basto Vida desenvolve a sua atividade em estreita colaboração e cooperação com:
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) tem como objetivos promover os direitos e a proteção das crianças e jovens em perigo, de forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral.
A CPCJ de Cabeceiras de Basto é composta por uma equipa multidisciplinar, que integra sociólogos, educadores sociais, psicólogos, educólogos e assistentes sociais de diversas entidades e instituições locais.
As comissões foram criadas pela Lei n.º 147/99, de 1 de Setembro.
Trata-se de uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações de perigo.
Entidades que Integram a CPCJ
- Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
- Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
- Ministério da Educação
- Ministério da Saúde
- Associação de Pais
- GNR
- Instituto Português da Juventude
- 4 Representantes da Assembleia Municipal
- Representante das IPSS’s do concelho
- Representante das Associações Recreativas e Culturais do concelho
Banco Local de Voluntariado
O Banco Local de Voluntariado (BLV) resulta de um protocolo de colaboração entre o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e o Município de Cabeceiras de Basto, tendo sido instalado no dia 22 de Julho de 2008.
Localização
Loja Social
Central de Camionagem
Alameda Camilo Castelo Branco, 39
4860-416Cabeceiras de Basto