(Coleção privada de Maria da Glória Sampaio de Magalhães)
02 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017
Casa Municipal da Cultura (Sala de Exposições)
Maria da Glória Sampaio de Magalhães nasceu na freguesia de Refojos, concelho de Cabeceiras de Basto, no dia 16 de Janeiro de 1949.
Emigrou para França em 1969, onde viveu cerca de 40 anos na Região Parisiense. Regressou a Cabeceiras de Basto em 2010.
Ao longo deste período da sua vida apaixonou-se pelas bonecas em porcelana e começou uma coleção.
Possui 60 miniaturas da coleção “Bonecas do Mundo” das edições Atlas (França) cujo objetivo era dar a conhecer a autenticidade, os usos e costumes de um país ou de uma região do mundo através de uma coleção de livros e de uma boneca de porcelana vestida de forma tradicional. Pretende que cada “boneca do mundo” seja uma testemunha comovente de uma arte de viver e de saber fazer.
Possui ainda 150 bonecas de porcelana de várias dimensões que através das roupas, penteados e acessórios, farão viajar no tempo os visitantes desta sala de exposições.
De realçar que a boneca é um dos brinquedos mais antigos e populares do mundo. Reproduzem as formas humanas, predominando a feminina e a infantil. A época de maior esplendor na confeção de bonecas aconteceu no século 19, até ao início do século 20. Eram feitas principalmente para os adultos, pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. As peças eram feitas de madeira com rosto de porcelana e vestidas com trajes da época. Como era um produto voltado para as classes mais abastadas, não tardaram a surgir roupas feitas por grandes costureiros.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.